O Fórum IEP de Sustentabilidade é mais uma contribuição do Instituto de Educação Portal – IEP e sua rede de parceiros para a construção de uma cultura de sustentabilidade. Tem como objetivo conclamar governos, empresas privadas, terceiro setor, instituições de ensino superior e sociedade civil para que, juntos, trabalhem em prol dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um compromisso da ONU em parceria com 192 países que realizam ações e projetos para alavancar os indicadores sociais.
Com o tema Consciência Sustentável: Uma Meta da Humanidade, a 14ª edição do Fórum IEP de Sustentabilidade aconteceu no período de 23 a 25 de novembro de 2021. No primeiro dia, 23 de novembro, o evento contou com a participação de 55 convidados presenciais, com público presencial reduzido, atendendo as normas sanitárias de prevenção à Covid-19, como também a apresentação de piano do jovem Sandro Soares, Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e a apresentação da Tecnologia Social Espaços Mundos do IEP. O Fórum teve a cobertura da TV Otimista, transmissão via Youtube ao vivo e no Instagram do IEP, em todos os dias.
Você pode conferir fotos e mais detalhes sobre a 14ª edição do Fórum IEP de Sustentabilidade clicando aqui.
Veja também os detalhes do evento nos anos anteriores.
2020 2019, 2018, 2017, 2016, 2015, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010, 2009, 2008
Sobre ODS
Os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, é uma renovação do compromisso com os ODM. São 17 objetivos que estão sendo construídos sobre as bases estabelecidas pelos ODM, procurando completar o trabalho inacabado referente a eles e responder a novos desafios. Esses objetivos constituem um conjunto integrado e indivisível de prioridades globais para o desenvolvimento sustentável e devem focar nos três pilares fundamentais da sustentabilidade: o social, o ambiental e o econômico. Um dos objetivos se refere aos meios de implementação e financiamento da sustentabilidade. Já os outros 16 objetivos são temáticos, e procuram aumentar a ambição dos ODM (pobreza, saúde, educação, gênero) e promover a sustentabilidade econômica (crescimento inclusivo, empregos e infraestrutura) e a sustentabilidade ambiental (mudança do clima, oceanos e ecossistemas, consumo e produção sustentável). Tudo isso aliado às sociedades pacíficas e inclusivas (agenda de governança, Estado de direito, violência).
Entenda mais aqui